Aventura & Offroad   Aventura & Offroad

Voltar   Aventura & Offroad > Técnica Aventura & Offroad > Veículos > Geral Offroad - Veículos > Técnica de Condução Off-Road
Portal Fórum A&O Shop Motos Bikes Náutica Pesca Surf Camping

Técnica de Condução Off-Road Técnica de Condução Off-Road em Veículos.

English   Italiano   Français   Español   Deutsch   Русский   中文   日本語   Nederlands   עברית   Ελληνική   العربية   한국어

A&O                             Anuncie Aqui

Atolado na Praia ?? - dica ! !

Resposta
Visitas: 3905 - Respostas: 7  
LinkBack Opções do Tópico Modos de Exibição
Antigo 30/01/08, 14:57   #1 (permalink)
Membro
 
Avatar de NZardo
 
Registrado em: Jan 2008
Cidade: Santo André
Posts: 370


Ver Perfil de NZardo   Ver Álbum de Fotos de NZardo   Ver Garagem de NZardo   Adicionar NZardo aos Seus Contatos   Ver Grupos A&O

Agradecer Post: 0
Agradecido 72 vezes em 36 Posts
Reputação: 20
NZardo Futura celebridadeNZardo Futura celebridade
Post Atolado na Praia ?? - dica ! !

Se você esta atolado na areia e não tem ponto de ancoragem, e esta olhando o seu guincho pensando q ele deveria ter mais 1 Km de cabo...

não se preocupe......

Procure um lugar próximo com a areia menos 'fofa' e enterre o seu estepe, ele se torna um ponto de ancoragem perfeito....
NZardo está offline   Responder com Quote
Peças Cherokee ?? Consulte !!! nzardo @ hotmail . com
Só membros tem acesso aos links:
Os Seguintes 7 Usuários Agradeceram NZardo por este Post:
arnaldon (12/03/11), buggyman (04/04/10), carlos montanha (29/03/09), Jader Rios (21/03/14), joaomauriciofaria (06/01/10), rickson51 (10/05/09), WTSIMOES (24/03/14)
Links Patrocinados
Segurança na Trilha                             A&O Shop
Antigo 30/04/08, 16:55   #2 (permalink)
Membro
 
Avatar de SERGIOHJR
 
Registrado em: Abr 2008
Cidade: Anápolis - GO
Posts: 70


Ver Perfil de SERGIOHJR   Ver Álbum de Fotos de SERGIOHJR   Ver Garagem de SERGIOHJR   Adicionar SERGIOHJR aos Seus Contatos   Ver Grupos A&O

Agradecer Post: 0
Agradecido 4 vezes em 3 Posts
Reputação: 8
SERGIOHJR No caminho certo
Padrão

...esvaziar os pneus ajuda bastante.
Mas essa com certeza é muito boa Não sabia dela.
Abss
SERGIOHJR está offline   Responder com Quote
Os Seguintes 2 Usuários Agradeceram SERGIOHJR por este Post:
Jader Rios (21/03/14), WTSIMOES (24/03/14)
Antigo 01/11/08, 19:46   #3 (permalink)
Membro
 
Registrado em: Jan 2008
Cidade: aki
Posts: 0


Ver Perfil de PIRATADOM   Ver Álbum de Fotos de PIRATADOM   Ver Garagem de PIRATADOM   Adicionar PIRATADOM aos Seus Contatos   Ver Grupos A&O

Agradecer Post: 4
Agradecido 136 vezes em 77 Posts
Reputação: 0
PIRATADOM No caminho certo
Padrão Dicas 4x4

Dicas do jornalista PIRATADOM

Para atravessar terrenos arenosos, engate as rodas-livres, a tração 4x4 e o blocante, sempre antes de enfrentar o trecho. A marcha ideal depende muito do tipo de areia que terá pela frente, mas invariavelmente a segunda, terceira ou quarta reduzida resolvem o problema.

Em certos casos até a primeira marcha normal poderá ser tentada, mas a vantagem da reduzida é que você pode colocar uma marcha mais forte se precisar, enquanto que a primeira marcha normal certamente não lhe dará essa margem, e você terá que parar para engatar, então, a alavanca para reduzida.

A experiência irá lhe mostrar a melhor solução para cada local. Outro artifício importante é a diminuição da calibragem dos pneus (veja o artigo “O Wrangler ideal para você”).

É bom lembrar que a escolha dos pneus é fundamental, pois o veículo precisa de toda a flutuação possível, e isto pode ser conseguido com pneus do tipo AT - All Terrain, como o Wrangler SR/A, o AT/S ou, ainda, o RT/S.

Ao entrar no trecho segure o volante com firmeza e entre com determinação, mantendo a aceleração alta e constante. Uma vez iniciado o deslocamento, procure não frear bruscamente quando precisar parar. Freie com suavidade ou tire o pé do acelerador e desengate a marcha, deixando que a resistência do terreno segure o veículo. Se você frear com violência o travamento das rodas provocará o acúmulo de areia na frente de todos os pneus, que terão dificuldade em subir esses pequenos montes para seguir adiante.

Procure ver sempre mais adiante na trilha, já que você irá encontrar rapidamente mudanças de terreno como um aclive mais acentuado ou o final brusco de uma duna, onde será exigida mais aceleração, ou o alívio do pé no acelerador, respectivamente.

Se atolar, tente primeiro mover o veículo com uma arrancada suave, se precisar dê uma ligeira marcha à ré e em seguida engate uma segunda reduzida. Faça isso com destreza, até criar um suave balanço ou “momentum” como é mais conhecido, que embalará o veículo por cima da areia fofa iniciando o movimento para sair do buraco. Quando sentir que pode sair, use a segunda marcha e siga adiante.

Por outro lado, se você encalhar não há porque se sentir derrotado já que todos, sem exceção, até mesmo os pilotos do Paris-Dakar encalham, mais cedo ou mais tarde, em trechos de areia fofa. Alivie o peso do veículo e comece a cavar em frente ou atrás de todas as rodas, dependendo que direção você decidiu tomar - se adiante ou de ré.

Saiba, entretanto, que sair de ré será mais fácil. Retire a areia que está travando diferenciais e chassi. Faça uma rampa suave para que os pneus iniciem o deslocamento.

Se tiver água em abundância por perto, como na praia, por exemplo, molhe a areia logo à frente ou atrás das rodas, de acordo com a direção que você decidiu seguir, que isso irá compactá-la e facilitará a operação. Só tome cuidado para que a água salgada não entre em contato com as partes mecânicas e com a carroceria.

Feito tudo isso é hora de dar a partida no motor e engatar a segunda marcha reduzida. Para veículos automáticos coloque a alavanca em 2. Acelere suavemente e as pessoas que puderem ajudar, devem empurrar o veículo sem balançá-lo para os lados, sob o risco de fazer os pneus cavarem a areia, afundando o veículo novamente. Se conseguir sair não pare até encontrar terreno firme, do contrário é hora de começar tudo de novo.
PIRATADOM está offline   Responder com Quote
Os Seguintes 8 Usuários Agradeceram PIRATADOM por este Post:
buggyman (04/04/10), carlos montanha (29/03/09), ClaudioChui (03/03/12), Jader Rios (21/03/14), joaomauriciofaria (06/01/10), JulioSerpa (09/03/10), rodolfomc (24/03/14), WTSIMOES (24/03/14)
Antigo 01/11/08, 19:51   #4 (permalink)
Membro
 
Registrado em: Jan 2008
Cidade: aki
Posts: 0


Ver Perfil de PIRATADOM   Ver Álbum de Fotos de PIRATADOM   Ver Garagem de PIRATADOM   Adicionar PIRATADOM aos Seus Contatos   Ver Grupos A&O

Agradecer Post: 4
Agradecido 136 vezes em 77 Posts
Reputação: 0
PIRATADOM No caminho certo
Padrão Cuidados ao realizar deslocamento em praias

...se possivel levar uma prancha

Em inúmeros lugares a prática de trafegar com veículos pela areia da praia é uma necessidade de locomoção de moradores, ou razão para momentos de puro lazer dos turistas. Se você está desbravando a região pela primeira vez, tente saber como é o comportamento do solo por onde pretende passar.

Pesquise com os moradores locais sobre o horário das marés e outras informações que podem ser cruciais em uma incursão litorânea. Na maior praia do mundo - a Praia do Cassino, no Rio Grande do Sul -, existem certos locais perigosos mais ao sul, onde há trechos com uma camada fina de areia, e muito lodo por baixo.

Nestas situações extremas, onde se pode atolar muito próximo da água do mar, você tem que tomar decisões com rapidez, e chamar ajuda quando necessário. Mas se você estiver em comboio, trabalhe em equipe engatando o veículo em tudo o que estiver ao alcance, para retirá-lo o mais breve possível do atoleiro.

O movimento gradativo das ondas vai afundando os pneus e fazendo com que o chassi e a carroceria sejam tragados pela areia. Se não forem tomadas as providências corretas, a perda é inevitável. Para o deslocamento por esses trechos, sempre que possível, informe-se com pessoas que transitaram por lá ou contrate um guia que conheça os segredos do lugar.

Evite viajar sozinho, para que as emergências sejam resolvidas em tempo hábil. Procure sempre andar por onde houver areia molhada. Você pode transitar logo após uma chuva, ou de manhã cedo, quando a água da chuva ou o orvalho compactam a areia, facilitando a viagem e permitindo um tráfego seguro.

Também é possível transitar próximo da água, onde a areia molhada vai proporcionar um piso mais firme, mas se por um azar enorme o veículo encalhar e o tempo de resgate for demorado, a maré poderá subir provocando prejuízos consideráveis.

Fique atento com troncos de árvores trazidos pela maré, que ficam semi-enterrados na areia. E, falando nisto, saiba também que em certas regiões os pescadores fincam troncos na praia com a finalidade de amarrar barcos pesqueiros. Mas eles vão sendo enterrados pela areia até que viram apenas um toco de no máximo 20 ou 30 centímetros de altura. É fácil deduzir o que poderá acontecer se você estiver em alta velocidade, e bater subitamente num toco desses: você poderá capotar facilmente!

Mas os cuidados não param por aí. A praia e a areia requerem mais providências. Após o deslocamento não se esqueça de passar no posto mais próximo para recalibrar os pneus, se você precisou esvaziá-los, e lavar muito bem toda a parte inferior do veículo, como o chassi e a carroceria.

A areia é muito abrasiva e em contato com os componentes da suspensão e freios, poderá causar desgaste prematuro de algumas partes móveis. O mesmo é válido para incursões próximas ao mar, porque a maresia e a água salgada são um veneno para a carroceria. Portanto, dê uma boa ducha nele!

Para finalizar, lembre-se de que na praia, na grande maioria das vezes, você estará dividindo o espaço com os veranistas. Verifique as normas locais e circule com seu 4x4 apenas onde é permitido, e na velocidade recomendada.
PIRATADOM está offline   Responder com Quote
Os Seguintes 12 Usuários Agradeceram PIRATADOM por este Post:
buggyman (04/04/10), byCOC (22/06/09), carlos montanha (29/03/09), ClaudioChui (03/03/12), Jader Rios (21/03/14), joaomauriciofaria (06/01/10), Juca Ribeiro (22/03/14), JulioSerpa (09/03/10), rickson51 (10/05/09), Siqueira (08/09/10), WTSIMOES (24/03/14), ze_do_buggy (10/03/10)
Antigo 19/12/08, 16:22   #5 (permalink)
Membro
Pontos: 9.684, Nível: 66
Pontos: 9.684, Nível: 66 Pontos: 9.684, Nível: 66 Pontos: 9.684, Nível: 66
Atividade: 0%
Atividade: 0% Atividade: 0% Atividade: 0%
 
Avatar de AKIO NISHIKAWA
 
Registrado em: Ago 2008
Cidade: Varginha
Idade: 46
Posts: 52


Ver Perfil de AKIO NISHIKAWA   Ver Álbum de Fotos de AKIO NISHIKAWA   Ver Garagem de AKIO NISHIKAWA   Adicionar AKIO NISHIKAWA aos Seus Contatos   Ver Grupos A&O

Agradecer Post: 9
Agradecido 29 vezes em 14 Posts
Reputação: 13
AKIO NISHIKAWA Futura celebridade
Padrão Só não pode deixar isso acontecer!!senão...

Só sai com jet sky!!!
veja o video.....


AKIO NISHIKAWA está offline   Responder com Quote
Os Seguintes 2 Usuários Agradeceram AKIO NISHIKAWA por este Post:
Juca Ribeiro (22/03/14), WTSIMOES (24/03/14)
Antigo 20/12/08, 20:11   #6 (permalink)
Membro
Pontos: 11.064, Nível: 69
Pontos: 11.064, Nível: 69 Pontos: 11.064, Nível: 69 Pontos: 11.064, Nível: 69
Atividade: 0%
Atividade: 0% Atividade: 0% Atividade: 0%
 
Avatar de fabiotr
 
Registrado em: Fev 2008
Cidade: São Paulo
Idade: 47
Posts: 247


Ver Perfil de fabiotr   Ver Álbum de Fotos de fabiotr   Ver Garagem de fabiotr   Adicionar fabiotr aos Seus Contatos   Ver Grupos A&O

Agradecer Post: 0
Agradecido 27 vezes em 14 Posts
Reputação: 21
fabiotr Futura celebridadefabiotr Futura celebridade
Padrão

Uma dica para areia, devidamente testada (só não conto por quem...):

se você estiver sozinho, num 4x2, atolado na areia fofa de uma praia, sem ninguém para ajudar a empurrar, use os tapetes de borracha do carro para conseguir um pouco de tração.

Basta colocar os tapetes à frente dos pneus do eixo motriz, dianteiro ou traseiro, conforme o caso, e sair devagar, acelerando suavemente, até em segunda marcha se for o caso. O pequeno embalo que se vai conseguir tracionando sobre a borracha dos tapetes pode ser o suficiente para mover o carro e levá-lo a uma área de areia mais compacta.

A operação, se necessária, pode e deve ser repetida várias vezes.

Claro que isto não será suficiente para tirar do atoleiro o carro se estiver enterrado até o chassis... Mas mesmo neste caso pode ser possível tirar o carro do enrosco usando o macaco, devidamente calçado para não afundar na areia. Se conseguir levantar o carro, pode-se jogar areia, folhas, madeira, ou o que tiver por perto embaixo do pneu, calçando-o, e depois usar o tapete para obter tração.

[]s.
fabiotr está offline   Responder com Quote
Fábio Rezende.
Ex XJ-98 preta.
Sampa.
Os Seguintes 9 Usuários Agradeceram fabiotr por este Post:
byCOC (22/06/09), carlos montanha (29/03/09), ClaudioChui (03/03/12), Jader Rios (21/03/14), Juca Ribeiro (22/03/14), JulioSerpa (09/03/10), Leo Santis (20/12/08), rickson51 (10/05/09), WTSIMOES (24/03/14)
Antigo 09/03/10, 14:30   #7 (permalink)
Membro
Pontos: 4.604, Nível: 43
Pontos: 4.604, Nível: 43 Pontos: 4.604, Nível: 43 Pontos: 4.604, Nível: 43
Atividade: 0%
Atividade: 0% Atividade: 0% Atividade: 0%
 
Registrado em: Fev 2010
Cidade: Parnamirim/Natal
Idade: 37
Posts: 52


Ver Perfil de SHAKALL   Ver Álbum de Fotos de SHAKALL   Ver Garagem de SHAKALL   Adicionar SHAKALL aos Seus Contatos   Ver Grupos A&O

Agradecer Post: 34
Agradecido 103 vezes em 33 Posts
Reputação: 14
SHAKALL Futura celebridade
Padrão

Citação: Postado Originalmente por NZardo Ver Post
" ... Se você esta atolado na areia e não tem ponto de ancoragem ... Procure um lugar próximo com a areia menos 'fofa'
e enterre o seu estepe, ele se torna um ponto de ancoragem perfeito ... "
Essa aí é dica testada e aprovada no CAMEL TROPHY . . .

A posição de enterrar o estepe também ajuda, sendo que este deve ser colocado "de frente para o carro",
e em posição (LEVEMENTE) inclinada, com a parte de baixo (mais funda) em direção ao veículo
(e, naturalmente, a parte de cima mais longe do veículo).

Uma boa dica para prender o cabo do guincho ao estepe é utilizar a Chave-de-Rodas...
Se for daquela em + (ou X ) aí então, é perfeita pra isso . . .


Citação: Postado Originalmente por PIRATADOM Ver Post
" ... Para atravessar terrenos arenosos, engate as rodas-livres, a tração 4x4
e o blocante, sempre antes de enfrentar o trecho ... "
Essa é muito importante!
O "Areião" é um dos tipos de terreno mais complicados de se atravessar,
e "a pior parte" é vencer a inércia, após ter parado...
Se utilizar TODOS os recursos do carro (reduzida, bloqueios, etc) ANTES de entrar no obstáculo,
pode evitar que atole: Se esperar atolar para só então utilizar tais recursos . . .


Citação: Postado Originalmente por PIRATADOM Ver Post
" ... procure não frear bruscamente quando precisar parar. Freie com suavidade ou tire o pé do acelerador e desengate a marcha, deixando que a resistência do terreno segure o veículo. Se você frear com violência o travamento das rodas provocará o acúmulo de areia na frente de todos os pneus, que terão dificuldade em subir esses pequenos montes para seguir adiante ...
Pra quem duvida do quanto que esses "morrinhos de areia" na frente dos pneus podem "segurar o carro,
saibam que isso pode acontecer até em descidas . . .

Certa vez (na época em que o NIVAder ainda estava rodando) eu resolvi "cortar caminho" para chegar em casa,
passando por um trecho de morros onde estava parcialmente preparado para fazer uma estrada...
Num desses morrões, DESCENDO (muuuuuita inclinação), 2ª reduzida, pé fora do acelerador... o motor apagou e nada de pegar novamente...

- "Deve ser devido à inclinação", pensei eu (motor carburado).

- "Não tem problema.. é só deixar o carro descer, e lá em baixo ele deve pegar..."

Mas... Quem disse que ele descia?

Câmbio em "Ponto morto", alavanca da reduzida em "Neutro", Freio-de-mão baixo e nada de descer...
O problema foi que, na hora em que ele "morreu", como estava "engatado", ele "travou" as 4 rodas,
e isso fez um buraco sob os pneus, e o tal montinho na frente deles.... Dos 4 !

Como mais a frente (após esse descidão) tinha um aclive, eu pensei:
- "vou empurrá-lo ladeira abaixo, e quando chegar lá no aclive ele para..."

Como dizem, "Na prática a teoria é outra" e quem disse que eu consegui empurrar o Niva pra fora dos tais buraquinhos?
Talvez, se eu não tivesse físico de jogador (de Xadrez ), ou se não estivesse sozinho desse certo, mas não...
E isso, lembrando que era um baita descidão... imagina se fosse no plano ?
(bom, talvez se fosse no plano, o motor ia pegar, e eu poderia tentar sair, até mesmo de ré, pois não havia "montinhos" atrás das rodas...)

Nessa hora, lembrei de uma dica que havia lido em algum lugar e pensei: - "Ou isso, ou tofu....."
O motor não pegava, mas o motor de arranque funcionava (claro que eu não forcei demais pra não detonar a bateria).
Engatei a 1ª (SEM reduzida) e dei a partida com o pé fora da embreagem!
Claro que ele não pegou, mas deu "um pulo" a frente... e a intenção era essa!
Esse pulo foi suficiente para ele saltar à frente dos tai morrinhos e descer até lá embaixo (com o motor desligado).
Uma vez lá embaixo, no plano, o motor pegou "de primeira" e eu pude respirar aliviado . . .

Valeu porque testei a dica . . .



Citação: Postado Originalmente por fabiotr Ver Post
" ... Uma dica para areia ... num 4x2, atolado na areia fofa de uma praia, sem ninguém para ajudar a empurrar, use os tapetes de borracha do carro para conseguir um pouco de tração ... acelerando suavemente, até em segunda marcha se for o caso ... isto não será suficiente para tirar do atoleiro o carro se estiver enterrado até o chassis ... "
Pode crê!
Eu mesmo já precisei fazer isso num Gol...

O grande lance, é ASSUMIR que atolou e parar de forçar,
pois se "cepar" o assoalho no chão . . .


VALEU!!!!!!!

[]'s
SHAKALL está offline   Responder com Quote
Os Seguintes 8 Usuários Agradeceram SHAKALL por este Post:
buggyman (04/04/10), ClaudioChui (03/03/12), Jader Rios (21/03/14), Juca Ribeiro (22/03/14), JulioSerpa (09/03/10), Paulo Derlam (09/03/10), Sidnei (11/03/10), WTSIMOES (24/03/14)
Antigo 21/03/14, 16:02   #8 (permalink)
Membro
Pontos: 14.359, Nível: 77
Pontos: 14.359, Nível: 77 Pontos: 14.359, Nível: 77 Pontos: 14.359, Nível: 77
Atividade: 27%
Atividade: 27% Atividade: 27% Atividade: 27%
 
Registrado em: Mar 2012
Cidade: Bagé
Idade: 53
Posts: 259


Ver Perfil de Jader Rios   Ver Álbum de Fotos de Jader Rios   Ver Garagem de Jader Rios   Adicionar Jader Rios aos Seus Contatos   Ver Grupos A&O

Agradecer Post: 5.220
Agradecido 831 vezes em 245 Posts
Reputação: 7
Jader Rios No caminho certo
Padrão

Citação: Postado Originalmente por NZardo Ver Post
Se você esta atolado na areia e não tem ponto de ancoragem, e esta olhando o seu guincho pensando q ele deveria ter mais 1 Km de cabo...

não se preocupe......

Procure um lugar próximo com a areia menos 'fofa' e enterre o seu estepe, ele se torna um ponto de ancoragem perfeito....
Muito bom, bem pensado gostei e GRAVEI; NZardo muito obrigado mesmo.

---------- Post adicionado ás 16:02 ---------- Post anterior foi ás 15:47 ----------

Citação: Postado Originalmente por Jader Rios Ver Post
Muito bom, bem pensado gostei e GRAVEI; NZardo muito obrigado mesmo.
Pra diser a verdade todas as dicas são excelentes pois já tive numa dificuldade em areia e confesso não sabia o oque fazer a partir de HOJE tudo vai ser diferente vou parar de roía????
Jader Rios está offline   Responder com Quote
Os Seguintes 4 Usuários Agradeceram Jader Rios por este Post:
Juca Ribeiro (22/03/14), ronaldo (23/03/14), Sidnei (21/03/14), WTSIMOES (24/03/14)
Resposta

Tags
atolado, dica, praia

Opções do Tópico
Modos de Exibição

Regras para Posts
Você não pode criar novos tópicos
Você não pode postar mensagens
Você não pode anexar arquivos
Você não pode editar seus posts

BB code está Ligado
Smiles estão Ligado
Código [IMG] está Ligado
Código HTML está Desligado
Trackbacks estão Ligado
Pingbacks estão Ligado
Refbacks estão Ligado


Tópicos Similares
Tópico Tópico Iniciado Por Fórum Respostas Última Mensagem
DILMA nua na Praia de Tambaba-Pb CARLOS SP Humor 0 23/04/10 18:20
Praia Grande, SP nobrepg Apresentação de Novos Membros 2 12/02/10 23:10
imobiliaria na Praia Grande-SP nobrepg Outros Serviços 0 11/02/10 15:13


Horários baseados na GMT -3. Agora são 04:39.

A&O                             Anuncie Aqui


Copyright ©2008-2014 Aventura & Offroad