Aventura & Offroad

Aventura & Offroad (http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/)
-   Pajero (http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/pajero/forum44.html)
-   -   Arrefecimento - Superaquecimento em altas rotações. (http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/pajero/1660-arrefecimento-superaquecimento-altas-rotacoes.html)

luciano-luis 03/03/09 18:58

Arrefecimento - Superaquecimento em altas rotações.
 
Olá Pessoal.
Estou tendo uma Experiência - nada agradável - com minha VTR. Estou criando este tópico para compartilhamento de experiências semalhantes.
Ocorre que após certo tempo rodando e quando necessário elevar a rotação - com em aclives longos por exemplo - a temperatura do arrefecimento sobe. Se não parar sobe até o ponto crítico.
Procurei o "mecânico" que o ex-propriewtário da VTR me indicou. Ele todo confiante disse que ia resolver e de quebra ainda "descrobriu" um ruído que provavelmente seria um rolamento que ele ia trocar.
Resultado: 2 mangueiras trocadas e o miolo do rolamento trocado (?) e um valor que não vou declarar por vergonha.
Viagem no dia seguinte e desta vez não peguei nehuma aclive longo, mas depois de rodar mais de 100 km e precisando algumas vezes elevar a rotação acima de 2500 rpm, aquecimento com preda de fluido.
Na volta rodei um pouco mais antes de aparecer o problema. Mantive rotações na faixa de 2200 rpm a maior parte do tempo.
Nesses trajetos percebemos que o problema se agrava com o ar condicionado ligado - que aliás não está funcionando bem também. Voltei no "mecânico" e o mesmo concluiu que o problema está no ar condicionado.
Hoje procurei 2 especialistas: um de ar e outro e radiadores, apenas pra saber as opiniões.
O de ar, constatou o problema no sistema de ar condicionado e desconfia que a ventoinha auxiliar (do ar condicionado não é a original e estaria subdimensionada. Me propôs uma manutenção básica de limpeza e carga.
O de radiadores, acha que o ventilador do radiador parece estar OK. Me propos a limpeza do radiador (varetar).
Vou tentar, com os dois. No caso do ar condicionado, mesmo sabendo que pode não ter nada a ver, tenho que fazer mesmo ,pois só tá esfriando com o carro rodando livre, sem paradas e quando o carro está num engarrafamento a coisa piora - não gela mesmo.
Vamos compartilhar nossas experiências?

zé dedão 04/03/09 09:12

Qual a sua VTR?

luciano-luis 04/03/09 11:47

Pajero GLZ - motor 6G72 (3.0L V6)

Leo Santis 04/03/09 17:05

Luciano,

Se está perdendo fluído no aquecimento, pode ser uma série de coisas. Mas quando está OK, perder fluído nem pensar.

Primeira coisa é deixar o AC de lado por enquanto, pois quando o arrefecimento está comprometido, o AC também estará. Simples, pois quando aquece demais, o rendimento do AC cai, e se aquecer acima do permitido, aí um sensor desliga ele de vez.

Primeiro de tudo é levar em alguém que só lide com radiadores, pode até ser que o radiador precise ser varetado, só deixe o cara desmontar se ele for convincente de onde for o vazamento. Tampa e mangueiras devem ser verificadas. Sei que trocou as mangueiras, mas pode estar faltando aperto. Válvula termostática também é outro item que merece ser verificado.

Somente depois que tiver certeza de que o arrefecimento está OK, com aditivo e tudo mais é que vc vai se preocupar com o AC, pois até acredito que resolvendo isso, o AC vai melhorar muito.

Abs.

luciano-luis 04/03/09 22:53

Leo, Primeiramente me perdoem por ter colocado o tópico no geral - achava que sendo um sistema comum a todos seria mais abragente.
Mas de certa forma acho oportuno colocar no espaço para Pajeros,pois de fato existem peculiaridades. Por exemplo, a ventoinha roda direto e não é acionada periodicamente de acordo com o aumento da temperatura, como nos sistemas mais atuais - até lembrou meu Chevete:icon_smile_big:. A ventoinha do ar condicionado também tá girando direto uma vez ligado.
Vou seguir a recomendação do Leo. Mas agoara, vai ficar lá na garagem paradinha umas duas semanas. Quando der (já queimei meu cartuchos todos) eu vou começar pelo radiador. Pena Leo que ninguém dá certeza de nada. Aí vai ser na tentativa mesmo.
Aparentemente não existe nenhum vazamento no sistema. Se existe vazamento é muito discreto. Como eu mencionei, o veículo quando não exigido não indica temperatura elevada, não ocorrendo perdas. A perda de fluido que eu vi foi pelo próprio aquecimento que gerou um expansão excessiva - vazando pelo "ladrão" do reservatório de expansão.
Quando à termostática, não sei como está. Mas imagino que seja um dispositivo tipo NF (normalmente fechado). Já ouvi falar em retirar a termostática para resolver problemas de aquecimento. No caso deste veículo, em rotações normais, em trânsito urbano intenso, o indicador do painel não sobe além da metade. Será que o ex-propa retirou a válvula? Que tipo de defeitos podem ser atribuído a esse dispositivo e quais consequências?

---------- Post adicionado ás 22:53 ---------- Post anterior foi ás 22:45 ----------

Outra dúvida: Pra varetar o radiador o profissional não vai ter que abrir/desmontar o radiador?

Leo Santis 09/03/09 18:02

Luciano,

O que vc disse é verdade, a termostática é mesmo um dispositivo do tipo NF, mas quando está velha ela é doida pra travar fechada de vez ou não abrir direito o que poderia ser a causa do seu problema.

Sim, para varetar o radiador como se deve vai ter que desmontar o radiador inteiro, trocar vedações, etc. Se o serviço for bem feito, o radiador fica novo.

Não esquenta ter aberto como geral, mas como aparecem questões específicas do veículo, é sempre bom deixar na área. E outra, vai dando crédito ao pessoal das Pajeros também.

Abs.

luciano-luis 10/03/09 12:25

Sabe que surpreendentemente não estou chateado. Por que? Estou aprendendo.
Depois de ler muita coisa e conversar com algumas pessoas, aprendi alguma coisa. Já posso arriscar palpites.

Pelo tipo de defeito apresentado, a suspeita recai sobre 3 componentes do sistema:
  • Radiador - como o proprietário anterior não usava aditivo e apareentemente nunca fez uma limpeza, ocorre uma deficiência no sistema.
  • Ventilador - se o dito cujo não acompanha o giro do motor em alta rotação, o fluxo de ar pelo radiador...Um amigo meu também sugeriu eu verificar se originalmente o ventilador não era montado com uma carenagem de proteção que também teria a função de restringir e direcionar o fluxo de ar apenas na área do radiador.
  • Válvula Termostática - de fato leo, se ela travar meio aberta, pode ser que permita um fluxo razoável de liquido, permitindo manter a temperatura normal em rotações até 2.200 rpm. Mas subindo as rotações, a restrição imposta pela válvula pode(?) estar limitando a vazão no sitema e, quem sabe, até "cavitando"(?) a bomba d'água.
Talves eu esteja dizendo besteiras, mas o aprendizado é assim mesmo. Por sorte os metres estão aí pra nos ensinar.:fing05::reverencia:

Leo Santis 13/03/09 16:01

Luciano, não está falando besteira não, pelo contrário. Essa é a lógica mesmo.

A propósito, aprendeu direitinho. :okk: Não chego nem perto da sua redação....hehehe

Abs.


Horários baseados na GMT -3. Agora são 05:01.


Copyright ©2008-2017 Aventura & Offroad