Citação: Postado Originalmente por
Mario Costa
Pelo jeito, a discussão não progrediu entre o diesel e o resto. Mas pensando bem : rodo + ou - 5.000 km/mes com minha XJ. Tocada a alcool 100% (50% o dono em final de semana), com médias aproximadas a 20% a menos que a gasolina. Mesmo que o meu motor exploda, fica mais barato fazer de novo, sem problemas com CA e etc... , no prço que o alcool permanece em boa parte do ano. Só aumenta em Nov, para baixar em Mar. No ano passado, rodei com alcool a 0,98, então, será o equivalente a rodar com diesel a 2,00 ( no caso de 12 km/l). Sem fumaça, sem barulho, sem problemas. Fica mais um desafio no ar.
Opa amigo...
Não diria utópico, mas "é bom demais pra ser verdade..."
Eu já fiz a experiência em usar álcool no tanque... A XJ se comportou muito bem, sem precisar de fazer "adaptaciones"...
Mas foi só essa vez também. Minha bichinha só roda com "benzina". Esse negócio de ser MAD MAX e rodar com metanol, etanol, diesel óu, e urinól num é pra mim não...
Põe o dedo aqui (uuuuuuuuiiiii

) quem não se lembra daqueles cabeçotes de gol, corcel, monza que não ficavam parecendo casa de cupim depois de alguns anos de uso com álcool... E o carburador? O cara na hora da manutenção não pedia um reparo pro "BROSOL 2E" ou "TLDZ miniprogressivo" não, pedia era outro carburador novo na caixa...!
O processo de niquelagem abrangia dutos, corpos, difusores, injetores, flautas, venturis, e a rebimboca da parafuseta também.
Os pistões completavam o kit, juntamente com o coletores (vezes sim, vezes não, acho que o CHT de 82 cv do XR3 era assim) de pleno duplo e a giclagem tinha que ser diferente, não niquelada... tought...
Já na Cheroka, o corpo de "bubuleta" não precisaria trocar, tampouco o coletor, até porque nessas peças não passa combustível, só gás do retrocesso.
O cabeçote da XJ, pô, tudo bem... É de ferro fundido, até que dá, MASSSSSSSSSSSSS...

Me lembro que os Galaxie 302 V8 de 1981 até 1983 usavam o virabrequim FORJADO! (Landau era só o pacote do Galaxie/LTD, pra quem não sabe. Quem não se lambra da propaganda do Galaxie 1974? Disponível na versão LTD e pacote Landau: ar de série, janela traseira do tipo Landaulette, capota em vinil fosco, etc...)
Os caminhões Volkswagem 318-s, os "canavieiros" que usavam de fábrica motor 318 do dodge a álcool com pistões e virabrequim forjados também!
PUQUÊ SERÁ O BENEDITO? Já li a respeito mas esqueci... é a merdória que anda capengando (muito diesel na escrita). Só me lembro que não tinha a ver com potência não.
Se XJ não nasceu flex, não pode morrer flex sem MUITA adaptação... Bicos preparados, bomba, tubulação, flauta (fuel line), pistões... E A P..... DO VIRABREQUIM? O QUE TEM A VER?
Alguma coisa tem... vou vasculhar meus livros aqui...
Milagre é coisa que colocam na sua cabeça
FUI FUMÁ (tô movido a diesel hoje)